Pages

14 julho, 2009

7 de julho de 2009...



Prestando uma homenagem "um tanto quanto" atrasada, aos 3 anos de falecimento de Syd Barret ou Roger Keith Barret, que nasceu no dia 06 de janeiro de 1946 na cidade de Cambridge, Inglaterra e veio a falecer no dia 07 de julho de 2006, na mesma cidade.
Foi um dos fundadores do melhor grupo de Rock de todos os tempos, o Pink Floyd, onde também era cantor, compositor e guitarrista.
Barrett compôs os primeiros sucessos do Pink Floyd, ajudando a criar o som progressivo da banda.

"Eu não acho que seja fácil de ser definido. Eu tenho uma mente dispersa. E eu não sou nada que você pensa que eu sou." (Syd Barret)

"Barrett teve uma influência enorme sobre mim, eu achava que Syd tinha um talento colossal. Ele foi o primeiro cara que eu vi no meio dos anos 60, que conseguia 'decorar' um palco. Possuía uma aparência mística, estranha, com unhas pintadas de preto e olhos maquiados. Ele serpenteava em volta do microfone, e eu pensava: 'esse cara é totalmente hipnótico!'"
(David Bowie, falando sobre Syd)

"O que realmente me chamou atenção em Syd foi que ele parecia uma espécie de personalidade élfica. Andava levemente nas pontas dos pés o tempo todo, meio que num passo saltitante. Tinha sempre um sorriso sarcástico no rosto, como se de alguma forma estivesse rindo do mundo. E era sempre um tanto solitário: podíamos estar com um grupo de pessoas e der repente Syd sumia. Simplesmente evaporava e dois dias depois voltava. Estava sempre muito na dele. O que eu gostava em Syd era aquela fantástica atenção aos detalhes." (Aubrey Powell)


Com uma tendência à esquizofrenia que foi ampliada pelo uso de LSD, Barrett foi se afastando dos outros membros da banda após o primeiro álbum do Pink Floyd, “The piper at the gates of dawn”.


Em 1967, a banda chamou David Gilmour para tocar guitarra, tarefa que Barrett não conseguia mais cumprir. Em 1968, ele estava fora da banda.

Recluso, pouco voltou a falar com os membros da banda, enquanto seu comportamento errático tornou-se tema para lendas e boatos. O Pink Floyd continuou prestando homenagens ao músico, como na música “Brain damage” (“Dano cerebral”), do disco “The dark side of the moon”.

“Wish you were here” (“Gostaria que você estivesse aqui”), álbum de 1975 da banda, contava com a música “Shine on, you crazy diamond” (“Brilhe, seu diamante louco”) – durante as gravações da faixa, Syd Barrett apareceu no estúdio e levou Roger Waters, baixista da banda, às lágrimas.

Barrett continuou a morar na casa de sua mãe até o fim da vida, assistido pela irmã, Rosemary, que morava ao lado.

Em outubro de 2008, dois anos após a morte de Barrett devido a um câncer no pâncreas, foi realizado um tributo em homenagem ao músico na sua cidade natal, em Cambridge. O evento, chamado “The city awakes”, durou dez dias, e envolveu uma série de exposições, shows e workshops em homenagem à memória de Barrett.

Durante seu tempo de reclusão, Syd criou obras artísticas... como estas:


















O que nos resta dizer: "Shine on, you crazy diamond!"







Mais sobre "Syd" em : www.sydbarrett.com

0 comentários:

Postar um comentário