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14 julho, 2009

Momento Artístico: As Tentações de Santo Antão


Esta é a obra de Hieronymus Bosch, foi pintada entre 1495 e 1510 e representa as tentações sofridas por Santo Antão, que é considerado o fundador do monaquismo cristão, por ter renunciado aos bens materiais para viver no deserto em pura contemplação, tornando-se um poderoso símbolo de renúncia ao mundo e ao pecado.
As Tentações de Santo Antão trazem-nos, a par da loucura e do pecado, a visão de Cristo e do Santo firme na sua fé.

Painel esquerdo:

É chamado "ascensão e queda de Santo Antão",e este painel corresponde ao primeiro momento das tentações. Na parte superior da imagem o Santo é levado pelos céus por demônios. Num segundo momento Santo Antão é amparado por dois religiosos e por um leigo, vestido de vermelho escuro. Sob a ponte de madeira, três monstros lêem uma carta enquanto outra figura que patina no gelo se prepara para lhes entregar outra. Mais à frente vemos um conjunto de figuras demoníacas, em trajes de religiosos, que caminham para uma construção cuja entrada é feita com o corpo de um homem ajoelhado, simbolizando um prostíbulo.


Painel direito:

Conhecido como "a meditação de Santo Antão", este painel apresenta uma mulher banhando-se, nua, junto a um tronco de árvore coberto de um manto vermelho, tentando aliciar o Santo. Este desvia o olhar para a esquerda, onde depara com um grupo de estranhos seres que o tentam aliciar com comida e bebida. No topo, repete-se a imagem dos demônios voadores levando estranhos passageiros. Em segundo plano, vemos uma cena de batalha e uma figura com uma espada que enfrenta um dos monstros.

Painel Central:

O centro da imagem é preenchido por um templo cilíndrico, em ruínas, que é o único espaço do quadro que não é invadido por demônios. As paredes do templo são decoradas com imagens alusivas ao Antigo Testamento. No interior, junto a um altar a figura de Cristo faz um gesto de bênção, repetido pelo próprio Santo que olha na direção do espectador. Em fundo, ardem aldeias. O restante espaço é preenchido com seres fantásticos, a maioria híbridos, parte homens, parte animais.



A obra ainda possuí dois painéis exteriores:
Nos painéis exteriores são apresentadas duas cenas da Paixão de Cristo: no painel esquerdo, a Prisão de Cristo com Judas e São Pedro em primeiro plano, no painel direito, Cristo a caminho do Calvário com Santa Verônica ajoelhada a seus pés.




Sem ofensas, as obras são belíssimas e o conjunto todo é maravilhoso, mas eu acho que Bosch usava "alguma coisa"!hehehe



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